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O setor de transportes no Brasil por muitos anos ficou relegado a escassos investimentos públicos e, dessa forma, sucateado ante ao seu enorme potencial.


Atualmente, com a participação da iniciativa privada por meio de concessões, parcerias público-privadas, privatizações e até mesmo investimentos privados diretos, o setor encontra-se em novo ciclo de desenvolvimento e a Urban Systems vem atuado há mais de 10 anos junto a investidores, operadores privados e setor público para planejar esta nova fase do setor.

TRANSPORTE

AEROPORTOS

AEROPORTOS

A Urban Systems tem atuado em diferentes etapas no que tange aos projetos de concessão dos aeroportos brasileiros, tanto antes da concessão, nos estudos de oportunidade junto a investidores e empresas interessadas, quanto após a concessão, para os operadores dos aeroportos, tendo realizado estudos para 43 aeroportos concedidos (mais de 70% dos aeroportos concedidos).

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Nossa atuação ocorre desde o estudo de dimensionamento de demanda Aeroviária, como também no estudo de oportunidades e dimensionamento de Receitas Tarifárias e Não-Tarifárias (Acessórias). Como especialista em estudos de Vocação Imobiliária, a Urban Systems se destaca também no dimensionamento de Receitas Acessórias, cada vez mais importantes financeiramente para a viabilização das concessões.


Além dessa marcante atuação no cenário de concessões aeroportuárias do Brasil, desde 2013 a Urban Systems também acompanha e estuda o desenvolvimento da aviação regional no país como âncoras de desenvolvimento de cidades e regiões e dos aeroportos em si, através de dimensionamento de demanda de passageiros, aeronaves e de receitas acessórias (demandas comerciais, empresariais, hoteleiras, entre outras).


Vale destacar que neste novo contexto, iniciado com o Programa da Aviação Regional (PAR) do Governo Federal em 2012 e a consequente liberação da operação comercial de aeródromos privados (Decreto nº 7.871 de 21 de dezembro de 2012), também entra em pauta o desenvolvimento destes aeroportos. A Urban Systems também auxilia investidores e operadores privados no desafio de identificar as oportunidades e viabilizar a implementação destes ativos de forma mais assertiva e eficiente. 


O Antares Polo Aeronáutico, primeiro empreendimento do tipo do Estado de Goiás, contou com a vasta expertise da Urban Systems em seu planejamento. Confira abaixo sobre o estudo de potencial de mercado da Urban Systems que dimensionou diferentes usos para o Antares Polo Aeronáutico e dois estudos de demanda mercadológica e vocação realizados para a Fraport Brasil. 

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O Antares contratou a Urban Systems com o objetivo de entender e dimensionar os diferentes usos para o Aeroporto

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Potencial de Mercado para desenvolvimento imobiliário do Sítio Aeroportuário de Fortaleza.

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Potencial de Mercado para desenvolvimento imobiliário do Sítio Aeroportuário de Porto Alegre.

ESTAÇÕES E TERMINAIS

ESTAÇÕES DE METRÔ, TRENS E TERMINAIS

De caráter urbano, as estações de trens e metrô, assim como os terminais de ônibus urbanos e/ou rodoviários, são grandes polos de atração de pessoas, tendo o transporte como atividade fim. Entretanto, esta dinâmica urbana que proporciona grande aglomeração de pessoas se torna uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de atividades associadas com estabelecimentos comerciais em área interna ou externas às estações, demanda potencial para exploração de atividades publicitárias e telecomunicações, entre outras que podem gerar receitas acessórias à operação principal.
 

A Urban Systems realiza estudos de dimensionamento de receitas acessórias em nós da rede de transporte, considerando usos comerciais, publicidades e outras oportunidades, assim como em áreas externas, sejam adjacentes às estações ou no entorno próximo, oriundas de desapropriações e que poderão ser concedidas para o desenvolvimento de atividades imobiliárias e comerciais ao setor privado, para implantação de shoppings centers, faculdades, áreas comerciais, estabelecimentos de saúde, estacionamentos e etc.

Essas oportunidades, além de proporcionarem maior saúde financeira à operação, também se conectam a importantes estratégias de desenvolvimento urbano que aliam a presença das redes de transporte ao maior adensamento de pessoas e atividades, como o chamado DOT – Desenvolvimento Orientado ao Transporte. A Urban Systems também possui relevante know how em projetos dessa natureza.

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DESENVOLVIMENTO ORIENTADO
AO TRANSPORTE (DOT)

RODOVIAS E PORTOS

RODOVIAS E PORTOS

Além dos aeroportos e pontos das redes de transporte urbano, outras grandes infraestruturas de transporte também podem receber um olhar mercadológico mais holístico e atento para identificar oportunidades de demandas complementares que melhorem sua performance econômica e até operacional. Neste sentido, a Urban Systems também tem atuação em projetos rodoviários e portuários.

Assim como com os aeroportos, porém com visão diferenciada e metodologias específicas, a Urban Systems oferece estudos de dimensionamento de demanda e estudos de Receitas Acessórias ao longo de trechos rodoviários, com o intuito de avaliar o potencial de receita (pedágio e comercial), a viabilidade de concessões e estratégias empresariais para alavancar as receitas e fortalecer a sustentabilidade econômica.

Estruturas de maior porte e com maior necessidade de investimentos, os Portos apresentam oportunidades para a implantação de empreendimentos imobiliários acessórios à atividade portuária, voltada para a demanda de caminhoneiros, agenciadores de cargas e demais atores do cluster do comércio exterior, transporte e armazenagem.

Dentre as principais oportunidades imobiliárias comumente mapeadas estão: postos de combustível, truck center, hospedagem, espaços logísticos, galpões, empreendimentos para indústrias e áreas de varejo.

A Urban Systems tem em seu portfólio, estudos em concessões rodoviárias no Estado de São Paulo e em portos no Paraná e no Espírito Santo.

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