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DESENVOLVIMENTO ORIENTADO
AO TRANSPORTE (DOT)

Ainda pouco explorada no Brasil, a metodologia de DOT permite a gestores públicos integrarem o transporte público ao planejamento urbano de maneira sustentável, sob o conceito de cidades “3C”: compactas, conectadas e coordenadas.

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DOT

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) parte de um mapeamento local e desses planos isolados para a elaboração de um planejamento mais holístico e integrado, oferecendo aos gestores públicos as melhores práticas para reverter problemas causados por uma urbanização acelerada, desordenada e apoiada em conceitos antigos de espraiamento urbano e segmentação de usos nas cidades.

 

Muitas são as estratégias para viabilização do desenvolvimento orientado ao transporte, entretanto, para atingi-las, é necessário um detalhado diagnóstico que leve em conta a conjuntura de cada localidade e suas particularidades.

Impulsionar a formação de novas centralidades no entorno dos eixos de transporte coletivo, possibilitando o adensamento de áreas próximas a esses pontos e o uso misto do solo, é o foco da estratégia DOTS que vem sendo incorporada a planos diretores de uma série de localidades brasileiras e de outros países, como São Paulo (SP), Teresina (PI), Rionegro (Colômbia) e Barcelona (Espanha).

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 Brasil e no mundo

Tendência mundial, especialmente na Europa, o DOT ganha força no Brasil!

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Desenvolvimento urbano

Planejamento da mobilidade urbana integrado ao uso e ocupação de solo.

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Escalas do DOT

DOT demanda um conjunto de soluções que abrangem as diversas escalas do planejamento.

CASES URBAN SYSTEMS

Consultoria especializada em estudos de inteligência de mercado para tomada de decisão em negócios de base imobiliária, a Urban Systems atua no entendimento da lógica urbana e dinâmicas econômicas e culturais da cidade, com o intuito de mapear oportunidades e riscos para as estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte.

Entender o hoje e projetar o amanhã, através de uma visão sistêmica do crescimento local e regional, fazem parte dos estudos de inteligência que permitirão dimensionar as demandas demográficas e econômicas e vislumbrar o sucesso desejado nas ações planejadas.

Outra característica dos projetos focados no DOT é reverter os prejuízos da ocupação desordenada das cidades que causa um déficit em infraestrutura. A estratégia é fundamentada em projetos urbanísticos que visam articular componentes urbanos com os sistemas de mobilidade, estimulando a concentração de moradias, comércio e serviços próximos a corredores e estações de transporte público de massa.

A atração de moradores e atividades se dá principalmente pela diversificação dos usos nas próprias estações de transporte coletivo, pela promoção da integração do transporte coletivo a outros modos de deslocamento, pela melhoria da urbanização no entorno das estações e pela ampliação dos espaços públicos.

Conte com a Urban Systems para desenvolver estratégias DOT para a sua cidade!

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Macrometrópole Paulista 

Conheça o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL).

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Teresina 

Confira sobre o projeto de melhoria da mobilidade Urbana em Teresina (PI).

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Tendências de DOT no Brasil

Especialistas mostram cases de sucesso, falam das oportunidades e desafios em implantar o DOT.

CONTE COM A URBAN SYSTEMS

Apesar de ainda pouco explorado no país, a Urban Systems tem atuado junto a diferentes parceiros na formatação de grupos para o desenvolvimento das estratégias DOT nas principais cidades brasileiras. 

 

Estamos sempre atentos as novas tendências e inovações no que tange ao planejamento urbano e econômico das cidades e regiões.

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