Tel: 55 11 3465 0265                       contato@urbansystems.com.br                                                  urbansystems

        Rua Joaquim Guarani, 271        

      Santo Amaro - São Paulo | SP    

    CEP 04707-060

CIDADES

Os estudos de cidades elaborados pela Urban Systems consideram a dimensão ampliada do olhar de negócios, elevando o município como o protagonista do desenvolvimento econômico e identifica

as oportunidades, dentre os diversos segmentos analisados, com potencial para induzir e ampliar o desenvolvimento econômico da cidade.

 

Com o entendimento de que o tripé da sustentabilidade

(econômica, social e ambiental) está apoiado no pilar econômico, como indutor dos demais, os estudos apresentam soluções que são geridas e induzidas tanto pelo poder público, quanto pelo poder privado.

DIAGNÓSTICO DE CIDADES  

Dentre os diferentes estudos para cidades, o Diagnóstico da Cidade apresenta um olhar estatístico, econômico e infraestrutural da cidade em relação as suas cidades irmãs, aquelas com perfil demográfico e econômico similares. 

 

O Diagnóstico de Cidades apresenta o mapeamento dos setores e indicadores econômicos, de serviços e de infraestrutura de um Município e o compara as suas cidades irmãs, identificando setores motrizes da cidade, forças e fraquezas relativas a infraestrutura, além de GAPs de Oportunidade para melhoria de indicadores operacionais e de qualidade de serviços e negócios. 

 

Esta é uma importante ferramenta para gestores em busca de entendimento da situação atual de seu município, identificação de oportunidades e também necessitados de direcionamento para priorização de investimento. As análises contemplam olhar econômico, demográfico, setor de educação, setor de saúde, serviços e infraestrutura.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Urbano, como o nome diz, é um plano de grande aprofundamento da dinâmica do município, apresentando estratégias para atrair investimentos e direcionar as ações de política pública. 

 

O enfoque econômico analisa clusters produtivos identificando setores motrizes para o desenvolvimento econômico da cidade, por meio de dinamização dos setores já desenvolvidos e também por aqueles que não estão alocados no território.

A abordagem é regional e engloba o entendimento de toda a dinâmica econômica que envolve a região em que o município se encontra.

 

A abordagem urbana apresenta diretrizes estratégicas para o direcionamento do município no que tange a ordenação territorial,

visando que ela seja uma facilitadora do desenvolvimento econômico sustentável e não crie situações e condições contrárias aos princípios inteligentes de gestão (smart cities). Por ser um plano estratégico, apresenta diretrizes/ações de curto, médio e longo prazo.

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO E URBANO​​

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO ANCORADO POR POTENCIALIDADE DA CIDADE

Enquanto alguns municípios não possuem uma âncora para

o seu desenvolvimento, outros possuem oportunidade de se

desenvolver por meio da potencialização de determinado setor econômico, ou mesmo de uma infraestrutura, como o seu aeroporto, por exemplo. 

 

O estudo de planejamento econômico, e também urbano, ancorado no desenvolvimento de uma potencialidade da cidade, cria diretrizes para a ampliação de sua importância na economia local e regional e também gera condições

para a atração de negócios correlatos ou novos, impulsionados pela ampliação da força dessa âncora. 

 

Em Botucatu (SP), por meio de Licitação, a Urban Systems realizou o Plano de desenvolvimento

econômico do aeroporto municipal de Botucatu.

CIDADES INTELIGENTES

Todos os estudos de planejamento para as cidades são apoiados no conceito de Cidades Inteligentes desenvolvido pela Urban Systems. Dessa forma, as ações e diretrizes estratégicas elencadas visam o desenvolvimento econômico, o aperfeiçoamento social e a conscientização e preservação ambiental nas cidades. Como geradora de conhecimento e conteúdo a Urban Systems elabora desde 2014 o Ranking Connectes Smart Cities.

Confira aqui a última edição do Ranking Connected Smart Cities” e acesse as demais pesquisas

da Urban Systems.

CIDADES PARA NEGÓCIOS

Urban Systems elabora estudos de cidades voltados para o direcionamento de estratégia de expansão de negócios, por meio da avaliação do perfil de demanda, mapeamento da oferta concorrente e do diagnóstico da infraestrutura de apoio necessária para seu sucesso. Utilizando metodologia própria batizada de Índice de Qualidade Mercadológica, os estudos elaborados são desenvolvidos especificamente para cada negócio analisado, hierarquizando os melhores resultados para uma estratégia de expansão mais segura.

O Ranking das Melhores Cidades para Negócios, publicado anualmente na Revista Exame, desde 2013, utiliza essa metodologia para sua elaboração.

Confira aqui a última edição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios” e acesse também as demais pesquisas da Urban Systems.

MCN_Capa_EXAME_2017.jpg