shutterstock_260773127.jpg

MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.

 

A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.

Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.

EDIÇÃO 2021

Em 2021 o Ranking das Melhores Cidades para Negócios, chega a sua 2ª edição em que apresenta a visão das melhores cidades para investir em diferentes segmentos de negócios: Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Indústria e Agropecuária.

Mais uma vez, o estudo, com o intuito de se tornar atual, considera como novo indicador o índice de vacinação das cidades brasileiras, considerando o percentual do total da população “totalmente” imunizada, ou seja, com a segunda dose ou dose única aplicada.

Os dados coletados nos mostram que municípios com maior incidência de vacinação, conseguiram de forma mais segura retomar atividades econômicas e recuperar empregos e negócios.

Assim, os resultados da edição 2021 do Ranking das Melhores Cidades para Negócios teve a adição de 2 novos indicadores: o percentual de população total vacinada em 15 de outubro de 2021 e o percentual de empregos gerados na construção civil, este último específico para o setor econômico da construção civil, um dos seis analisados, e único em que este indicador não era considerado na edição passada do estudo.

 
EX1234_CAPA_TRAMONTINA_Urban.png

Edição 1234, ano 2021

Capa_Relatorio_MCN_21.png

Edição 2021 do estudo

Confira todos os conteúdos da Urban Systems sobre as Melhores Cidades para Fazer Negócios:

MCN_LK_TT (1).gif

Confira todas as novidades da 8ª edição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios.

NOV_IG_FB.png

Baixe o estudo completo e conheça as Melhores Cidades para Fazer Negócios em diferentes eixos econômicos.

MCN_LK_TT (5).png

Dados e resultados 2021 e o comparativo com 2020 podem ser consultados diretamente na plataforma online.

MCN_IG_FB (5).png

Confira a Matéria da EXAME

"As cidades que vacinaram mais rápido e reabriram primeiro suas economias".

MCN_IG_FB.png

Confira como foi o Fórum EXAME sobre Infraestrutura, cidades e investimentos.

MCN_LK_TT (3).png

Confira os textos sobre as melhores cidades para fazer negócios no Blog da Urban Systems.

alphaville-barueri.jpg

 Foto: Germano Lüders/Exame


Barueri é a melhor cidade para fazer negócios no setor
de serviços

 

VERSÃO 2.0

Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, agora considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviço, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.

Dessa forma, com mais de 60 indicadores, a edição 2020 do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios, também designada de versão 2.0 do estudo, traz 6 listas das melhores cidades para investir, contemplando novos indicadores que traduzem informações relevantes quanto a demanda, oferta, crescimento do setor, infraestrutura e capital humano relativos a cada um desses eixos analisados.


Complementa o estudo, um eixo comum a todos os setores, denominado de “Macro Cenário”, que traz indicadores relativo ao macro cenário do município (gestão fiscal, empregabilidade) e também relativos ao impacto da COVID-19 na saúde (infectados, mortalidade e letalidade da doença) e na economia (saldo de empregos em 2020) de cada cidade.
 

Confira aqui o estudo completo de 2020, apresentando indicadores, fonte e data de coleta, bem como a lista das melhores cidades para investir em 6 grandes setores.

EDIÇÕES ANTERIORES

As edições anteriores do Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios permanecem disponíveis para consulta e a partir de 2020 interrompem uma análise evolutiva das cidades, devido a mudança de conceito do estudo e dos indicadores avaliados.


Foram 6 publicações anuais realizadas com o conceito anterior, a última, publicada na edição 1195 da Revista Exame, em 2019. Clique aqui para baixar o estudo completo (2019).


O estudo tem como base o levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa. Para conhecer os indicadores utilizados nas edições anteriores do estudo, as métricas aplicadas e a fonte e período de cada informação, basta acessar a sessão apêndice do estudo completo.

 

Até 2019, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios apresentou resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores socioedemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa trouxe ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).

MCN_01.png

Baixe aqui as versões anteriores do estudo completo:

               20202019201820172016, 2015 e 2014.

CONFIRA ABAIXO AS VERSÕES ANTERIORES DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA EXAME (2014 a 2020).

EX1223_CAPA.jpg
Capa_2019.png
1507d72a-2bfb-452b-b52e-c6f94c7e50fe.jpg
 

Edição 1223, ano 2020

Edição 1195, ano 2019

Edição 1172, ano 2018

capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil

Edição 1147, ano 2017

capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil

Edição 1124, ano 2016

capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil

Edição 1100, ano 2015

As melhores cidades para negócios capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil

Edição 1064, ano 2014