Localização: Macrometrópole Paulista 

Cliente: Consórcio PRO-TL / DB Internacional Brasil

Data: 2019

 

Solução: Estudo de receitas imobiliárias e comerciais.

Análise e projeção de demanda para receitas comerciais em 26 estações do PAM-TL e estudo de potencial de mercado para desenvolvimento imobiliário em área adjacente a 7 estações selecionadas.

Clique na imagem e confira detalhes sobre o PAM-TL lançado pela Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo.

DEPOIMENTO:

A Urban Systems fez o estudo mercadológico de todo o potencial imobiliário e a Addax junto com a Deutsche Bahn (DB Internacional Brasil)  usou esta informação (especificamente nós da Addax) e fizemos uma avaliação financeira do valor imobiliário.

 

A partir dos insumos que a Urban Systems nos forneceu e a partir dos benchmarks internacionais que a Deutsche Bahn também nos forneceu criamos o modelo de avaliação imobiliária e captura de valor imobiliário para o projeto, que é uma parte de toda a avaliação financeira do projeto.

O estudo da Urban Systems foi fundamental para confirmar a viabilidade das ações previstas no projeto."

Flávio Chevis, economista e sócio da Addax Assessoria Financeira

PLANO DE AÇÃO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA PARA A MACROMETRÓPOLE PAULISTA

A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, apresentou o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL), desenvolvido pela necessidade da elaboração de uma solução multidisciplinar e integrada para as questões críticas de transporte e logística de passageiros e de carga na Macrometrópole Paulista (MMP), delimitada pela Região Metropolitana de São Paulo e as quatro outras regiões metropolitanas que a circundam: Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos.

O PAM-TL é uma realização do Consórcio PRO-TL, composto pelas empresas DB Internacional Brasil Serviços de Consultoria Ltda, Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia S.A., TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda., Addax Assessoria Econômica e Financeira Ltda. EPP, Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados.

 


RECEITAS ACESSÓRIAS IMOBILIÁRIAS 

Addax, empresa participante do consórcio, dentre outros escopos, liderou a parte do projeto que estabeleceu a forma de escolher e priorizar os projetos estudados, por meio de uma análise multicritério que levou em conta aspectos técnicos, institucionais, ambientais, econômicos e financeiros.

Addax também foi a empresa responsável por avaliar os impactos econômicos (custo versus benefício) e financeiros das concessões de PPP´s do projeto , 

A Urban Systems foi subcontratada do consórcio para realizar todo o estudo de potencial de mercado da área imobiliária, tanto das áreas adjacentes às estações, quanto das áreas internas das estações, chamado de varejo interno, as lojas com possibilidade de aluguel no próprio corpo da estação.

Assim, os estudos da Urban Systems avaliam demanda e oferta existente, a partir de levantamento em campo, definição de área de influência, análise das projeções  de fluxo de passageiros e perfil do entorno, e a partir desta análise é possível entender e dimensionar a captura de valorização desta terra (LVC), e dos equipamento s imobiliários, criando uma visão macro deste mercado.

A partir daí, e somada a outras etapas do estudo, a Addax realiza análise de fluxo de caixa e identifica a real contribuição que estes usos trazem ao projeto.

SAIBA MAIS:

Assista aqui o Lançamento do Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista – PAM – TL.
 

Clique aqui para baixar o relatório completo e saber mais detalhes sobre o PAM-TL.

REDE PROPOSTA PAM-TL – FERROVIAS E INTERVENÇÕES RODOVIÁRIAS FONTE: CONSÓRCIO PRO-TL, 2020