Localização: Teresina - PI

Cliente: BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento

Parceiro: MCRIT Multicriteri AIE

Data: 2020

 

Solução: Análise do contexto municipal;  avaliação das características das áreas pilotos (com mapeamento demográfico, imobiliário, econômico e urbano); elaboração de cenários de desenvolvimento urbano; análise de estratégias urbanísticas de desenvolvimento orientado ao transporte; avaliação do potencial de arrecadação pelo poder público no tempo; e conclusões e recomendações de ações e estratégias para a prefeitura.

Clique na imagem e confira sobre o estudo de pré-viabilidade de áreas para aplicação de DOT em Teresina (PI) que o BID e o MDR publicaram.

DEPOIMENTO:

O que foi proposto pela consultoria é a realização de um investimento público nessas áreas para torná-las mais interessantes e, assim, posteriormente, o investimento privado desenvolver estas regiões economicamente, promovendo bairros com maior circulação de pessoas, mais segurança e qualidade de vida para o cidadão.

Jhamille Almeida, ex-secretária executiva de planejamento urbano da SEMPLAN - Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina.

MOBILIDADE URBANA - TERESINA

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram, no dia 26 de outubro de 2020, uma iniciativa conjunta para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras.

 

O projeto será implantado primeiro em Teresina (PI), com base em estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), em três regiões da capital piauiense selecionadas pela conexão com corredores de transporte público. Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa.

DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE 

A cidade de Teresina aprovou, em 2019, um novo Plano Diretor com foco no transporte público, a partir disso, o BID contou com a Urban Systems e Mcrit - empresa especializada em projetos de mobilidade sediada em Barcelona, na Espanhapara o desenvolvimento do estudo com um diagnóstico de desenvolvimento urbano avaliando as oportunidades de DOT (Desenvolvimento Orientado ao Transporte).

A Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí também colaboraram com o estudo.

 

O diagnóstico levou em conta temas como legislação urbana incidente, possibilidades de financiamento dos sistemas de mobilidade urbana, uso de instrumentos de captura da valorização imobiliária, condições do mercado de terras, terrenos disponíveis, espaços públicos e atores envolvidos com o desenvolvimento da área.

SAIBA MAIS:

 

Conheça mais aqui sobre o projeto de melhoria da mobilidade urbana em Teresina (PI).

BID e MDR publicam estudo de pré-viabilidade de áreas para aplicação de DOT em Teresina (PI), confira aqui.