Localização: São Paulo - SP
Cliente: Instituto Semeia
Data: 2019
Solução: Estudo de demanda, pesquisa quantitativa com 600 pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, definição e análise da área de influência, projeção de demanda potencial no tempo de concessão.
Confira o Webinar realizado pelo Instituto Semeia com a participação de Leandro Begara sobre a importância dos estudos de demanda no contexto de estruturação das parcerias em parques.
DEPOIMENTO:
“Estudos de demanda bem fundamentados são importantes para dar mais segurança aos investidores e ao governo do potencial de atratividade do parque, em especial, às unidades cuja visitação ainda não está consolidada, como é o caso do Caminhos do Mar. A partir dos estudos é possível compreender com maior precisão o número de visitantes e o quanto de receita aquele atrativo pode gerar ao longo dos anos.”
Victor Hugo Costa, gerente de projetos no Instituto Semeia.
PARQUE CAMINHOS DO MAR
O Parque Estadual Caminhos do Mar está situado entre duas das maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo e Baixada Santista), com grande potencial de visitação em um percurso de 8 km. Com natureza exuberante e monumentos históricos tombados, construídos em 1922.
O Governo do Estado de São Paulo publicou o edital de concorrência internacional 01/2020 do Parque Caminhos do Mar.
O edital de concessão consiste em um projeto de delegação de atividades de ecoturismo, visitação e de uso público de parque estadual, por um período de 30 anos.
Estudo de demanda
Instituto Semeia – organização sem fins lucrativos que trabalha para o aprimoramento da gestão dos parques – contratou a Urban Systems para a elaboração do estudo de demanda que faz parte do edital.
O estudo trata do perfil socioeconômico, comportamental e de mercado oferecendo às empresas participantes da concorrência oportunidades de exploração e investimentos em melhorias que trarão retornos futuros tanto para a população, quanto para a concessionária.