Localização: Serra do Ibitipoca - MG
Cliente: BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Data: 2021/2022
Solução: A metodologia contemplou entendimento do parque, por meio de informações existentes, realização de oficinas e visitas técnicas, análise da localização e acessos do parque e benchmark. O estudo resultou na indicação da vocação do parque, de acordo com seus atributos explícitos e implícitos e em uma projeção de demanda orgânica e induzida, em linha com entrevistas realizadas com visitantes e não visitantes.
Clique na imagem para saber mais sobre o leilão da concessão dos Parques Estaduais do Ibitipoca e Itacolomi em Minas Gerais, concluído no último mês de dezembro.
DEPOIMENTO:
“Os estudos elaborados para os parques de Ibitipoca e Itacolomi foram muito detalhados no entendimento do potencial dos parques, não apenas como ativos ambientais e turísticos de enorme valor, mas também no que tange a suas inserções regionais como propulsores do desenvolvimento econômico sustentável de toda uma cadeia produtiva.”
Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems
PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA
O Parque Estadual do Ibitipoca, é uma unidade de conservação de 1.488 hectares, que fica na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira com altitudes entre 1.200 e 1.784 metros, com predomínio de campos ferruginosos e bioma de Mata Atlântica.
Está próximo ao município de Lima Duarte, na região sudeste de Minas Gerais. Com localização privilegiada, perto de grandes capitais, é o mais visitado dos parques estaduais mineiros, com circuitos de trekking com cachoeiras e grande beleza cênica.
Estudo de Demanda e Avaliação Comercial
Em dezembro de 2022 o consórcio Parques Fundos de Investimentos em Participações em Infraestrutura, representado pela participante credenciada Fram Capital, foi o vencedor do leilão de concessão dos Parques Estaduais do Ibitipoca e Itacolomi (MG).
A Urban Systems integrou o "Consórcio Modelagem Parques Bloco 3" que desenvolveu toda a modelagem do projeto para o BNDES e IEF-MG, sendo responsável pelos Estudos de Demanda e Avaliação Comercial para a elaboração do edital.
O estudo realizado pela Urban Systems, para esse edital trata do perfil socioeconômico, comportamental e de mercado oferecendo às empresas participantes da concorrência a identificação de oportunidades de exploração e investimentos em melhorias que trarão retornos futuros tanto para a população, quanto para a concessionária.
O projeto foi estruturado pelo BNDES e pelo consórcio composto pelas empresas Urban Systems, Houer Consultoria e Viana Castro - Direito de Infraestrutura e Urbanístico Advogados, além da parceria do banco com o Instituto Semeia, instituição que apoia projetos de governos estaduais, municipais e federais, com o propósito de desenvolver parcerias entre os setores público e privado no setor de parques naturais e urbanos.
SAIBA MAIS:
Clique aqui para acessar o site do Parque Estadual do Ibitipoca.
Clique aqui para assistir o Leilão dos Parques Estaduais do Ibitipoca e Itacolomi.
Parque estadual de Ibitipoca / MG — Foto: Amilton Fortes