Localização: Cascavel - PR

Cliente: Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) 

Data: 2020

 

Solução: Diagnóstico da cidade, entendimento da situação atual, análise estatística e comparativa de indicadores de cidades inteligentes, cidades para negócios, desenvolvimento econômico e social.

O Diagnóstico é uma etapa inicial de um projeto maior, que contempla o estudo e elaboração de um Plano Estratégico Econômico e Urbano, seguido de um Plano de Ação, com soluções para as iniciativas mapeadas.

Clique na imagem e confira a  entrevista exclusiva do prefeito Leonaldo Paranhos, sobre o diagnóstico da Urban Systems para Cascavel 2050.

DEPOIMENTO:

A nossa Cascavel de 2050, a Cascavel do futuro, está trilhando um caminho com sinergia junto ao poder público, com desenvolvimento planejado.

 

Várias cidades no Brasil já fizeram isso, e estamos com uma grande expectativa de, junto com a Urban Systems conseguirmos um caminho muito mais curto para crescer com planejamento.

Alci Rotta Junior, Presidente do Codesc

CASCAVEL 2050

Com uma área de 2.101 km², Cascavel conta com a décima segunda maior população da Região Sul. A cidade é também polo cultural de expressão mundial. Sedia eventos anuais de música, dança, teatro, cinema e artes plásticas. Cascavel também se destaca como polo universitário e pela grande produção agrícola.

A solicitação do diagnóstico Cascavel 2050 partiu do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel). Constituído há mais de três anos o conselho é representado por mais de 65 entidades representativas de Cascavel que de forma voluntária contribuem com o desenvolvimento do município.

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

A Urban Systems analisou a situação atual do município, com leitura e o mapeamento das estratégias e planos já em desenvolvimento ou planejados pelo governo atual e anteriores. A análise da situação atual permite ainda a identificação de setores e eixos com pouca atenção.

 

No diagnóstico, a cidade de Cascavel foi  avaliada em relação às suas cidades irmãs (aquelas com perfil demográfico e econômico similares), bem como em comparação às médias estadual, nacional e metas globais e também foi analisada em relação a ela mesma, acompanhando o desenvolvimento dos indicadores nos últimos anos e identificando a velocidade desse desenvolvimento.

O relatório mostrou uma série de indicadores e informações que pretendem balizar ações da Cascavel do Futuro, apontando ainda eixos econômicos de destaque para ações públicas e privadas visando intensificar o desenvolvimento da cidade.

FOTO: CRÉDITO PATRÍCIA PACHECO

SAIBA MAIS:

 

Urban Systems apresenta diagnóstico estratégico para Cascavel (PR) 2050, saiba mais detalhes aqui.

 

Conheça mais detalhes sobre o Codesc aqui.

Confira aqui a entrevista completa do diretor de planejamento urbano da Urban Systems, André Cruz.