top of page

RANKING CONNECTED SMART CITIES

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Urban Systems e pela Necta e realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre o de Cidades Inteligentes.

Com 9 publicações já realizadas, versões 2015 a 2023, o Ranking Connected Smart Cities é um esforço da Urban Systems no entendimento e definição dos indicadores que apontem o estágio das cidades brasileiras para o seu desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.

logo RAMKING CSC - texto preto.png

Confira as edições anteriores do Ranking CSC:

Paineis_Urban_CSC22 (1).png
Paineis_Urban_CSC22 (2).png

Acesse a versão 2023 do estudo!

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais  publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.


Considerando o estágio de desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras, houve a necessidade de adaptação e tropicalização de eixos e indicadores utilizados, sendo, por exemplo, aprofundada as questões de meio ambiente, no que tange ao abastecimento de água, saneamento e resíduos solos, questões já solucionadas em estudos de cidades inteligentes internacionais, e, portanto, fora das pesquisas.

 

O Ranking é composto por 11 eixos temáticos (abaixo ilustrado), e 74 indicadores que se conectam entre si.

11 eixos.png

As movimentações das cidades no Ranking dependem da atuação da própria cidade, do desempenho das demais cidades que estão em posições próximas e também das alterações realizadas na pesquisa (indicadores). Dessa forma, uma cidade sobe ou desce em sua posição, de acordo com a melhora ou piora dela nos indicadores analisados, de acordo com a melhora ou piora das cidades que estão em posição próxima e impactada por novos indicadores, pela retirada de indicadores da pesquisa e pela alteração das fontes de consulta de um indicador. Uma cidade pode estar estabilizada em alguns critérios, e devido a melhora das cidades próximas, perder posições no Ranking.

Plataforma Online

Mais uma vez o resultado do Ranking Connected Smart Cities pode ser consultado diretamente em plataforma online, seguindo sua tradição de transparência e colaboração.


A plataforma online permite a consulta não apenas dos resultados do Estudo (geral, por região, por porte de cidade e por eixo temático), mas também permite visualizar os indicadores coletados para cada uma das cidades analisadas.

 

Na edição 2023 a plataforma permite ainda análise evolutiva e comparativa das cidades, com possibilidade de comparar dois anos de posições e indicadores de uma cidade ou comparar duas cidades.

 

Clique aqui para acessar a plataforma com os resultados da edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities.

Diagnóstico da cidade

Lembramos sempre da importância de o município realizar seu próprio diagnóstico e avaliar, não apenas os 74 indicadores do estudo, mas os demais indicadores dos 11 eixos temáticos em questão.

No âmbito desse diagnóstico, a Urban Systems oferece auxílio, por meio de uma consultoria de Diagnóstico e Plano Estratégico de Cidade com enfoque no desenvolvimento sustentável e inteligente.

Diagrama_Cidades_metodologia.png

Está envolvido(a) com o planejamento

ou gestão da sua cidade?

2.png

Conheça mais sobre o diagnóstico para cidades da Urban Systems!

CONFIRA AS MATÉRIAS PUBLICADAS SOBRE O RANKING CONNECTED SMART CITIES:

CAPA.png

          Estadão, ano 2022

Capa_Estadão_21.png

          Estadão, ano 2021

capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil
capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil
capa revista Exame com estudo da Urban Systems Brasil

Edição 1140, ano 2017

Edição 1115, ano 2016

Edição 1094, ano 2015

bottom of page