
MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIO
O Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.
A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.
Edição 1223, ano 2020
Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.
Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, agora considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviço, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.
Edição 2020 do estudo
Dessa forma, com mais de 60 indicadores, a edição 2020 do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios, também designada de versão 2.0 do estudo, traz 6 listas das melhores cidades para investir, contemplando novos indicadores que traduzem informações relevantes quanto a demanda, oferta, crescimento do setor, infraestrutura e capital humano relativos a cada um desses eixos analisados.
Complementa o estudo, um eixo comum a todos os setores, denominado de “Macro Cenário”, que traz indicadores relativo ao macro cenário do município (gestão fiscal, empregabilidade) e também relativos ao impacto da COVID-19 na saúde (infectados, mortalidade e letalidade da doença) e na economia (saldo de empregos em 2020) de cada cidade.
Confira aqui o estudo completo, apresentando indicadores, fonte e data de coleta, bem como a lista das melhores cidades para investir em 6 grandes setores.
As edições anteriores do Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócio permanecem disponíveis para consulta e a partir de 2020 interrompem uma análise evolutiva das cidades, devido a mudança de conceito do estudo e dos indicadores avaliados.
Foram 6 publicações anuais realizadas com o conceito anterior, a última, publicada na edição 1195 da Revista Exame, em 2019. Clique aqui para baixar o estudo completo (2019) e aqui para baixar a publicação da Revista Exame de 2018 (em breve disponibilizaremos o conteúdo da edição deste ano).
O estudo tem como base o levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.
Para conhecer os indicadores utilizados nas edições anteriores do estudo, as métricas aplicadas e a fonte e período de cada informação, basta acessar a sessão apêndice do Estudo Completo.
EDIÇÕES ANTERIORES
Até 2019, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios apresentou resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores socioedemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa trouxe ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).

