UrbanMedia

Reports

05/07/2017

Workshop discute o uso de Big Data na gestão de cidades inteligentes

Profissionais falaram, durante o Connected Smart Cities 2017, sobre como Big Data pode auxiliar a administração pública e melhorar os serviços prestados à população


Big Data – grande volume de dados estruturados e não estruturados gerados a cada segundo - é considerado um importante aliado para o conceito de cidades inteligentes, que se utilizam da tecnologia para desenvolver soluções inovadoras que melhorem os serviços prestados à população. Informações como estatísticas de trânsito, localização de imóveis, taxas de consumo de energia e de mapeamento via GPS são fundamentais nesse processo. Embora o poder público tenha uma demanda muito grande de informações a serem analisadas e grande disponibilidade de dados, nem sempre faz uso disso. Essa discussão foi levada ao Connected Smart Cities 2017, no dia 21 de junho, durante o Workshop "Agenda Estratégica Big Data e Gestão nas Cidades”, pela Urban Systems.

Paulo Takito, diretor da Urban Systems, foi o mediador do Workshop, que teve como debatedores Eduardo Zylberstajn, sócio da DATAZAP, David Okeefe, Country Manager Brasil da LUCA Data Driven Decisions (a Big Data da Telefônica), Kim Machlup, sócia da MOV Investimentos, Rovena Negreiros, diretora adjunta de Análise e Disseminação de Informações da Fundação Seade, e Rogério Garchet, diretor de marketing da Algar Telecom.

Cidades de todo o mundo estão utilizando conjuntos de dados (Big Data), presentes no comportamento das pessoas, para amenizar os problemas típicos das médias e grandes cidades. Segundo Takito, no Brasil ainda existe uma grande dificuldade em acessar e disponibilizar esses dados publicamente, o que torna as Cidades Inteligentes uma realidade ainda distante no País. “É muito interessante a quantidade e riqueza de dados disponíveis que não são aproveitados em sua totalidade. A análise e disponibilidade desses dados poderia trazer a agilidade e a precisão que os governos não têm hoje em dia, com resultados positivos em todos os aspectos da administração pública. Não apenas para o planejamento de ações em médio e longo prazo, mas também para medidas emergenciais”, comenta Takito.

De acordo com os técnicos, a boa notícia é que, conforme o mercado corporativo adota o Big Data constantemente em suas atividades, as administrações públicas começam a seguir pelo mesmo caminho, valorizando informações estratégicas para a tomada de decisões, tornando os investimentos públicos muito mais eficientes, oferecendo respostas mais rápidas e inovadoras às necessidades da população.

Twitter

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Não existe nenhuma enquete publicada no momento.



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!