UrbanMedia

Reports

25/10/2016

Paulo Takito comenta a questão dos dados abertos no RM Vale TI


Sócio-diretor da Urban Systems fez uma apresentação sobre o tema no evento em São José dos Campos (SP)

O RM Vale TI – Feira de Tecnologia e Inovação, realizou sua terceira edição entre os dias 18 e 20 de outubro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O evento trouxe para o público presente um congresso que tratou de temas ligados à tecnologia e outras vertentes. Em um dos painéis, intitulado “Dados Abertos, Porque Não?”, Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, foi um dos palestrantes convidados.

Na ocasião, ele citou alguns estudos da empresa que tiveram como fonte os dados abertos de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. “Nós fizemos uma análise das melhores cidades para se morar na terceira idade e tivemos que cruzar dados de saúde pública, onde há maior oferta de saúde, de transporte público de qualidade, etc. Cruzamos essas informações, geramos um ranking, que foi publicado na revista Exame. É um exemplo de como um dado analisado gera informação útil para sociedade”, afirmou.

O sócio-diretor da Urban Systems também abordou o fato de toda base de dados no Brasil estar desatualizada, pois a necessidade de atualização é cada dia mais urgente. “A questão é nós sabermos o quanto desatualizada essa base está, para que na nossa conclusão e análise, possamos ponderar isso”, concluiu.

Gabriel Renault, CEO da MAIS Software de Resultados, também realizou uma apresentação no painel, onde focou na parte cultural do país, que ainda não adotou a prática de análise de dados como uma solução normal e eficaz. “Primeiro é preciso ter essa cultura de olhar e analisar os dados, que posteriormente, isso evolui para a cultura de dados abertos”.

“Uma solução importante seria a padronização de como expor os dados abertos aqui no Brasil, para que possa haver uma comparação de qualidade. Essa discussão do padrão é muito importante, mas acontece pouco aqui em nosso país”, disse.

Henrique Daniel Ferraz, analista de Negócios Sênior na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, foi o mediador do painel, que abriu a oportunidade para perguntas do público presente ao final das apresentações.

Mais informações em: http://rmvaleti.com.br/2016/

Twitter

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Não existe nenhuma enquete publicada no momento.



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!