UrbanMedia

Reports

07/03/2016

Estadão promove evento sobre Infraestrutura


Fóruns Estadão Infraestrutura realizou palestras e debates no último dia 02 de março

O jornal O Estado de S. Paulo promoveu, na última quarta-feira, no Hotel Unique, em São Paulo, o evento Fóruns Estadão Infraestrutura. Esta edição teve como tema "Inovação para o Crescimento". Especialistas avaliaram questões de infraestrutura ligadas à mobilidade, tecnologia de informação, indústria do futuro e urbanização.

João Caminoto, diretor de jornalismo do jornal, foi o mestre de cerimônias do encontro, que teve patrocínio da Hitachi. Emil Seko, técnico em inovação social da empresa japonesa, falou sobre os desafios da mobilidade urbana e apresentou alguns números sobre o assunto, como o crescimento de carros no país, que foi de 136,5%, muito acima do crescimento populacional: 12,2%. “Um outro exemplo é que o Estado de São Paulo perde 10 bilhões por ano só com as questões relacionados ao trânsito”, afirmou.

Gesner Oliveira, sócio da GO Associados e professor da FGV, começou sua palestra abordando o assunto “investimento”. Dentre outras coisas, disse que essa é a palavra-chave para o país sair da recessão, além de frisar que a inovação depende justamente do crescimento do investimento. O professor usou uma metáfora com o futebol para falar da situação da infraestrutura no Brasil. “Estamos na zona de rebaixamento na qualidade nesse aspecto. Já se falarmos de saneamento estamos na zona de rebaixamento da terceira divisão”, completa. Ele exemplificou dizendo que metade da população brasileira ainda não tem coleta de esgoto e que a situação é pior nos estados Norte e Nordeste. “As PPP’s e concessões podem ser as soluções para esses problemas, lembrando que o tripé da infraestrutura é: regulação, planejamento e gestão”.

Durante esse mesmo painel, Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica, falou sobre as energias renováveis, mais precisamente sobre a eólica. “É na região Nordeste que se encontram os melhores ventos do mundo para a produção de energia”, disse. O professor José Goldemberg, presidente da FAPESP, destacou que “a única solução para a matriz energética do país é o investimento em energias renováveis”.

Abrindo o segundo painel do dia, com o tema mobilidade urbana, Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, trouxe mais luz ao tema e disse que a capital paranaense foi pioneira no sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit), que hoje está em evidência no Brasil. “Na minha opinião, é possível fornecer ao ônibus a mesma performance do metrô”, explicou. Lerner também mostrou o projeto de um carro compacto, com carroceria feita de papel reciclável, que poderia ser uma alternativa de transporte nas grandes cidades, juntamente com as bicicletas. Mas ele fez questão de ressaltar: “Morar perto do trabalho é essencial para resolver o problema da mobilidade urbana”.

Para encerrar o evento, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que a infraestrutura é o principal instrumento de estabilidade social e econômica e que não se investe nesse setor sem a parceria e o capital do setor privado. O ministro afirmou que nos últimos anos o país tem encontrado dificuldade em conquistar a confiança dos investidores. "Isso gerou uma visão de que precisamos criar melhores condições para atrair este capital para o Brasil. Melhorou um pouco na questão aeroportuária, as concessões deslancharam e esse nicho específico pode ser emblemático", disse. "Estamos no caminho certo".

Twitter

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Não existe nenhuma enquete publicada no momento.



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!