UrbanMedia

News

18/11/2014

Urban Systems | On-line

Seminário GVcev "Polos Varejistas de Rua: oportunidades para o varejo e para a revitalização das cidades"

Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, realizou palestra sobre requalificação urbana, centralidades e polos varejistas

O Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev) realizou no último dia 11 de novembro, em São Paulo, o seminário “Polos Varejistas de Rua: Oportunidades para o varejo e para a revitalização das cidades”. Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, ministrou palestra com o tema “Requalificação urbana, centralidades e polos varejistas”.

O objetivo do evento foi apresentar e debater as grandes oportunidades que os polos varejistas de rua oferecem para a expansão do varejo e para a revitalização das cidades e dos centros urbanos.

Thomaz Assumpção comentou sobre os fatores preponderantes para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. “Não dá para realizar (o desenvolvimento sustentável) sem um bom planejamento, analisando que vocação a cidade tem, que competividade ela tem diante das outras cidades”, ele diz. Outra questão primordial para isso é a parte política, “os prefeitos e secretários de planejamento são atores muito importantes, por serem os grandes indutores dos projetos, mas não podemos esquecer do mercado, que representa a renda disponível para movimentar a economia”, afirma.

O presidente da Urban Systems também falou sobre o crescimento do comércio de rua e explicou o que irá acontecer, em um futuro próximo, com os shopping centers nas cidades. “Esse crescimento do comércio de rua está diretamente atrelado à questão da qualidade de vida e o fato de o mercado imobiliário não conseguir desenvolver grandes áreas. Está acontecendo com os shoppings a mesma coisa com os supermercados, as grandes marcas passaram a ter lojas de bairro, por exemplo, Carrefour e Pão de Açúcar, para atenderem locais com determinada densidade e renda”.

O professor Juracy Parente, chefe do departamento de Marketing da FGV-EAESP e organizador do evento, comentou sobre os shopping centers em relação às questões socioeconômicas. “Os shoppings estão mais localizados nas regiões de maior poder aquisitivo e os polos de rua tendem a atender as regiões mais densas”.

Já Luís Fernando Varotto, professor da FGV e da UNINOVE, mostrou alguns dados e fatos sobre as lojas de rua. “Elas estão virando uma espécie de show room, onde existe a possibilidade de comparação de preços entre vários fornecedores. Além disso, o varejo de rua vende quase o dobro em comparação com os shoppings. Em resumo, o dinamismo dos polos varejistas de rua traz vitalidade para as cidades”, finaliza.

Mais News

18/11/2014 - Seminário GVcev "Polos Varejistas de Rua: oportunidades para o varejo e para a revitalização das cidades"

Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, realizou palestra sobre requalificação urbana, centralidades e polos varejistasLEIA MAIS

13/11/2014 - Expo Urbano 2014: Feira e conferência para o desenvolvimento urbano

Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, realizou palestra sobre sustentabilidade econômicaLEIA MAIS

27/10/2014 - Estudo sobre Aeroportos Regionais na CBN Cascavel

Thomaz Assumpção falou sobre o estudo que hierarquizou os Aeroportos Regionais do paísLEIA MAIS

20/10/2014 - Airport Infra Expo: principal evento do setor recebeu cerca de 4,5 mil profissionais

Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, ministrou palestra sobre o futuro planejado dos aeroportos regionaisLEIA MAIS

Veja todas as noticias

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Você é a favor de tornar o reúso de água obrigatório por indústrias e condomínios?



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!