UrbanMedia

News

28/10/2016

Urban Systems | On-line

Parceria CTE e Urban Systems

CTE – Centro de Tecnologia de Edificações (empresa de consultoria especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção) e a Urban Systems (empresa especializada em soluções estratégicas e dimensionamento de demanda para projetos imobiliários e urbanos) firmaram parceira para oferecer aos seus clientes consultoria para empreendimentos que estão em fase de concepção.

O objetivo é avaliar o potencial de retorno do empreendimento e identificar os possíveis riscos para o sucesso do negócio.

Apropriando-se da expertise e experiência das duas empresas no mercado imobiliário e da construção há mais de 25 anos, foi desenvolvida uma metodologia própria para a realização de estudos de viabilidade preliminares do empreendimento e do negócio mais abrangentes e completos, de forma que, nesta fase inicial, os clientes tenham subsídios necessários para a garantia e seguridade de seu investimento.

 

 

Mudanças do mercado imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro viveu a última década de muito dinamismo. Acompanhando o ciclo econômico do país em alta, experimentou um forte crescimento e registrou o auge da prosperidade, quando investidores do setor financeiro migraram para o setor produtivo, alterando significativamente o cenário do desenvolvimento dos negócios imobiliários nos últimos anos no país. Esta alavancagem do setor resultou tanto no aumento no número de negócios gerados como na demanda por análises mais profissionais dos negócios para evitar riscos.

“Mesmo diante da atual crise econômica brasileira, os negócios imobiliários devem permanecer na mira dos investidores. A diferença é que, desta vez, se analisará mais a fundo o grau de investimento, que se dará em um negócio seguro e rentável”, analisa Roberto de Souza, presidente do CTE.

Thomaz Assumpção, presidente da Urban System, corrobora com esse atual cenário e complementa: “é fundamental hoje se obter um panorama real do mercado e da lógica urbana em que o projeto está inserido para a tomada de decisão de investimento em um empreendimento”.

Por estas razões, CTE e Urban System criaram esta consultoria especializada para apoiar a investidores, incorporadoras, construtoras, loteadoras e proprietários de áreas já na concepção do empreendimento, e em diversos segmentos (como residencial, coorporativo, logístico, loteamentos residenciais, etc.), fornecendo uma gama de subsídios para a tomada de decisões, de forma a garantir que seus riscos sejam os menores possíveis.

 

Passo a passo da consultoria

A consultoria para empreendimentos em fase de concepção prevê a avaliação do potencial de retorno do empreendimento e identificação de possíveis riscos para o sucesso do negócio. Por isso, este estudo preliminar envolve três frentes de diagnóstico: análise do mercado, análise técnica e análise econômico-financeira.

 

Estudo de viabilidade mercadológica, contemplando:

  • Análise preliminar do mercado imobiliário da cidade, região ou entorno do projeto, de acordo com definição técnica, com informações principalmente no que tange ao valor de comercialização. Essa análise será feita em relação a imóveis em lançamento ou em estoque, especificamente para o segmento do produto em análise, e de acordo com critérios adotados pelos analistas envolvidos.
  • Ratificação do produto preconcebido, a partir da análise da oferta imobiliária. Nessa etapa, também será apresentada uma análise preliminar da localização do projeto, com eventual levantamento de ameaças ao projeto.
  • Análise sociodemográfica da região e do entorno do projeto, para definição de público target e área de influência. Após análise de Oferta e de Produto, será calculado um novo cenário de demanda e comercialização do projeto em análise, incluindo uma curva de velocidade de vendas para o projeto.

 

Estudo de viabilidade técnica, com análise crítica do material já existente do empreendimento e identificação de possíveis riscos para o negócio, tais como:

  • Incompatibilidades entre o projeto (estudo de massa, quadro de áreas, projeto legal, etc.) com o Plano Diretor, Lei de Zoneamento e/ou código de obras local.
  • Soluções construtivas adotadas (por exemplo, solução de fundações previstas não compatíveis com sondagens realizadas no local).
  • Orçamento de obra subestimado ou superestimado (o material analisado pode ser uma estimativa de custos, orçamento paramétrico, orçamento básico ou orçamento executivo).
  • Ameaças para o cumprimento do cronograma proposto para obra, ou mesmo a possibilidade de reduções substanciais de prazo.

 

Com elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira e identificação de possíveis riscos para o sucesso do negócio:

  • Definição e alinhamento das premissas.
  • Elaboração e análise do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira (indicadores obtidos: TIR, Margem, Lucro, Payback e outros).
  • Simulação dos indicadores de resultados com cenários alternativos (conservador e otimista).

 

Gostou desta parceira?

Entre em contato para saber mais detalhes sobre esta consultoria!

CTE – Área de Negócios Imobiliários: Patrícia Fernandes – pfernandes@cte.com.br – Fone: (11) 2149-0300

Urban System – Área Comercial: comercial@urbansystems.com.br – Fone: (11) 3465-0265

Mais News

20/10/2017 - Florianópolis receberá o 1º Encontro Regional do Connected Smart Cities

O Encontro Regional Sul acontecerá no dia 26 de outubro das 8h30 às 16h30LEIA MAIS

04/10/2017 - CEO da Urban Systems vai ao Congresso de Inovação 2017

O debate com outros especialistas de cidades será transmitido ao vivo, a partir das 11h30LEIA MAIS

15/09/2017 - Urban Systems vai participar do Sustainable Brands SP 2017

Evento internacional acontece pela 1ª vez na capital paulista propondo novos padrões de qualidade de vidaLEIA MAIS

03/04/2017 - CEO da Urban Systems fala sobre Mobilidade Urbana na Pollutec 2017

Feira Internacional de Tecnologia e Soluções Ambientais acontece de 04 a 07 de Abril no São Paulo ExpoLEIA MAIS

Veja todas as noticias

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Não existe nenhuma enquete publicada no momento.



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!