Metodologia


A plataforma metodológica Urban Systems

A Urban Systems, dentro de um processo contínuo de aprimoramento da sua metodologia, desenvolveu indicadores mercadológicos exclusivos para a avaliação de bairros, cidades ou qualquer outra dimensão geográfica, sempre do ponto de vista da demanda e oferta. Eles são obtidos a partir da ponderação de fatores relevantes a cada segmento do mercado, tais como variáveis socioeconômicas, demográficas e urbanas.

Pesquisas Qualitativas

Têm o objetivo de compreender o comportamento do consumidor no tecido urbano.

A Urban Systems utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade. O diferencial passa a ser a análise relacional dos dados e comportamentos pesquisados, baseada no conceito de que a cidade é um agente ativo na definição das decisões de consumo.

Público normalmente entrevistado:
• Formadores de opinião
• Formadores de opinião do segmento em estudo
• Consumidores do produto ou serviço em estudo

A escolha pela metodologia qualitativa se dá devido à profundidade de conhecimento que ela revela, essencial para compreender experiências, motivações, desejos e aspirações. A técnica de entrevista em profundidade, individual, permite ao entrevistador uma interação maior com o entrevistado, criando um ambiente informal, em que as informações são fornecidas naturalmente.

Abordagem exclusiva:


A análise do Plano Comportamental é construída a partir da leitura dos entrevistados para indicar demandas e dimensionar produtos, com sugestões corretivas para melhorar o desempenho do objeto em estudo. O que se torna fundamental para compreender os aspectos de qualidade de vida presentes na interação indivíduo-espaço urbano, que são influentes no processo de decisão de compra.

Experiências:


A cidade pela ótica do seu usuário. A experiência como determinante das forças e fraquezas da cidade e do objeto em estudo, por estar inserida nesse contexto.

Desejos:


As aspirações, os desejos e os modelos ideais. Referências positivas e negativas. Um olhar para o público alvo na identificação de potenciais mercadológicos.

^ topo

Análise Setorial das Cadeias Produtivas

Esta análise é o resultado da composição de quatro diferentes estudos:


2.a) Análise das empresas e empregos
2.b) Análise dos setores da economia 
2.c) PIB
2.d) Balança Comercial (exportações e importações)

2.a) Análise das Empresas:


São verificadas as empresas que atuam no município, de acordo com a Divisão CNAE 2.0, nos seguintes setores:

- Agropecuária

- Indústria Extrativista

- Indústria de Transformação

- Serviços

- Comércio

- Construção Civil

 

Cada setor é analisado de acordo com:

- O número de empresas e funcionários,

- A renda média dos funcionários (total da folha de pagamento / número de funcionários do setor)

 

Comparamos ainda cada setor e respectivas médias no Município e no Estado:

- Renda média dos funcionários

- Número médio de funcionários

- Média de funcionários por empresa

- Média de empresas

 

Nesta análise identificamos:

- Coeficiente de Especialização: serve para medir a importância de determinada atividade dentro da estrutura econômica de um dado município.

- Coeficiente de Centralização: pretende identificar o peso do município na composição da atividade, dentro do Estado.

 

2.b) Setores da Economia


Tendo como base os dados obtidos nos últimos anos, identificamos a tendência projetada da evolução dos setores econômicos.

Nos gráficos, utilizamos setas vetoriais que indicam a tendência de cada setor CNAE.

A seta em cinza aponta o movimento provável em relação ao número de empresas e funcionários por empresa.

A seta resultante (em preto, vermelho ou azul), aponta a tendência de desenvolvimento de cada divisão CNAE.

Vetores indicando tendências de cada setor empresarial:
O azul refere-se a setores que caminham para nível de desenvolvimento, com crescimento do número de empresas e de funcionários por empresa.
A vermelha demonstra enfraquecimento da importância de determinado setor CNAE, com redução do número de empresas e de funcionários por empresa.

 

2.c) Análise do Produto Interno Bruto (PIB),

 

- PIB por setor (agropecuária, industria, serviços)

- Evolução nos últimos anos (taxa de crescimento)

- PIB per capita

 

2.d) Balança Comercial


Análise de exportação e importação:

- Identificação dos principais produtos e empresas exportadoras e importadoras,

- Por valor em US$ FOB/ano

- Por volume em Kg/ano

 

/media/images/metodologia/005.jpg

^ topo

Análise Origem / Destino

 

Pesquisa as Origens e Destinos (O-D) preferenciais para lazer, educação, compras, saúde, trabalho e outros. A metodologia Urban Systems busca analisar os padrões de viagens interurbanas e urbanas, identificando quem vai para onde, fazer o quê e como se desloca.

Esta análise é realizada a partir das seguintes fontes de dados:

A partir do banco de dados de clientes:

A análise das informações de origem-destino dos clientes a partir de uma base cadastral permitirá também, identificar trajetos e atrativos urbanos, em sua "cidade mental", passíveis de ações de fidelização e percepção de valor para todos os clientes.

Ao identificar os endereços de origem (residência ou trabalho) e os endereços de destino (lojas, unidades de ensino) e qualificar o perfil dos clientes, também podemos identificar as atividades específicas de interesse dos clientes.

A partir de Pesquisas O-D municipais ou estaduais:

A Pesquisa Origem e Destino, ou simplesmente Pesquisa O/D,tem por objetivo o levantamento de informações atualizadas sobre as viagens realizadas pela população em dia útil típico. Constitui-se no principal instrumento de coleta de informações sobre viagens, servindo de base para os estudos de planejamento de transporte.

Nas principais capitais esta pesquisa geralmente é realizada utilizando-se metodologia quantitativa com grande número de entrevistas, e liderada por órgãos públicos ligados ao transporte e planejamento urbano (Secretarias de Transporte e de Planejamento).

Os dados coletados possibilitam a caracterização dos deslocamentos diários e, por meio de modelos de simulação, permitem a projeção das viagens em horizontes futuros, para avaliação de projetos de expansão ou reestruturação da rede de transportes, seja por metrô, trem ou ônibus e também em diversas outras áreas de negócios.

 

/media/images/metodologia/007.jpg

/media/images/metodologia/007b.jpg

^ topo

IMA® - Índice Mercadológico de Atratividade

O IMA tem por objetivo estimar o poder de polarização de um determinado negócio, identificando a origem do seu público potencial.

Com base em um ponto geográfico, considera os acessos e todas as intervenções urbanas que trazem impacto ao negócio.

O IMA é uma ferramenta analítica para a criação de estratégias de atração de clientes.

 

/media/images/intelligence/ima/02.jpg

/media/images/intelligence/ima/03.jpg

/media/images/intelligence/ima/04.jpg

/media/images/intelligence/ima/05.jpg

/media/images/intelligence/ima/06.jpg

/media/images/intelligence/ima/t1.jpg

/media/images/intelligence/ima/t2.jpg

/media/images/intelligence/ima/t3.jpg

/media/images/intelligence/ima/t4.jpg

 

IQM® - Índice de Qualidade Mercadológica

O IQM relativiza e hierarquiza regiões em uma área de abrangência definida, direcionada ao perfil de mercado e do cliente.

Este índice qualifica áreas a partir de fatores indutores e restritivos ao negócio em estudo.

Sua análise responde quais áreas apresentam maior potencial de mercado.

/media/images/maps/iqm/02.jpg

/media/images/maps/iqm/03.jpg

/media/images/maps/iqm/04.jpg

/media/images/maps/iqm/05.jpg

/media/images/maps/iqm/06.jpg

/media/images/maps/iqm/07.jpg

/media/images/maps/iqm/t1.jpg

/media/images/maps/iqm/t2.jpg

^ topo

Pesquisa

Encontre em nosso site o conteúdo que você busca.

Twitter

Enquete

Não existe nenhuma enquete publicada no momento.



Contato

contato@urbansystems.com.br trabalhe@urbansystems.com.br

Ou se preferir acesse o formulário

Localização

lat. 23º37'38'' long. 46º41'46'' Como chegar
Rua Joaquim Guarani, 271 | 04707-060
São Paulo - SP - Brasil | 55 11 3465-0265

Informação rápida e inteligente também nas Redes Sociais. SIGA-NOS!